Beleza

Beleza ou saúde: o que é mais importante?

beleza

A primeira definição dos conceitos de belo e beleza remonta à Antiguidade Grega. Eles foram definidos por filósofos com base na harmonia e simetria do conjunto. Mas o belo também era remetido ao que é bom, grandioso e sábio. Nesse sentido, a beleza natural não era facilmente encontrada e pouco utilizada para descrever pessoas.

Para a sociedade ocidental moderna do século XXI, o que é a beleza? Quais são os padrões de beleza que temos e como saúde e beleza estão conectadas? Por que, quando falamos de beleza, quase sempre estamos nos referindo à beleza feminina? Tem o belo da Antiguidade Clássica relação com nossa definição de beleza atual?

Qual a sua definição de beleza?

Se uma criança que não conhecesse o termo lhe perguntasse o que é beleza, como você a definiria? Não é uma tarefa fácil, verdade? Isso porque nós não criamos definições próprias de conceitos subjetivos como beleza. As nossas definições são as definições da nossa sociedade, influenciadas pelas pessoas que a compõem, pelos milhares de grupos e comunidades, pelas milhares de coisas que criamos e fazemos diariamente.

Estudos antropológicos apontam que os nossos padrões de beleza são socialmente construídos e simultâneos à cultura contemporânea ocidental, que tem raízes na Antiguidade Clássica. Eles variam, é claro, regionalmente, mas compartilham a mesma origem.

Basta olhar para nossos padrões de higiene de hoje para constatar algumas coisas importantes: nós valorizamos as peles cosmeticamente tratadas, os dentes brancos e retos, a pele lisa e sem marcas. A pele das mulheres também deve ser livre de pelos e livre de marcas de idade.

Isso nos leva diretamente ao campo da estética. Relacionamos a beleza à uma estética perfeita, sem falhas, basta olhar qualquer revista feminina, recheada de dicas de beleza. Valorizamos a beleza somente quando ela é uma beleza renovada por cosméticos e tratamentos.

A beleza brasileira

Não é segredo nenhum que o Brasil é um país no qual reinam padrões rígidos de beleza. Somos celebrados como o país das “mulheres bonitas, bronzeadas e sensuais”, fama que leva o país a ser o 5º destino mundial de turismo sexual.

Miss Brasil Uma pesquisa publicada na revista científica Saúde e Sociedade, da Universidade de São Paulo, estuda a criação dos padrões de beleza e como eles influenciam nossa vida. No Brasil, os autores da pesquisa destacam o impressionante tamanho que a indústria de beleza e de cosméticos alcançou.

À época da pesquisa, eram 1.258 empresas atuando no setor, com faturamento líquido acima de 100 milhões de reais. O Brasil ocupa a 5ª posição na lista dos maiores consumidores de cosméticos do mundo e a 8ª posição pelo tamanho da nossa indústria de cosméticos. Essa indústria chega a empregar 2,4 milhões de brasileiros.

 

O perigo dos padrões de beleza

A busca para atingir determinado padrão de beleza tornou-se, no século XXI, implacável. Os desejos de exibir o corpo perfeito provocam diversos problemas de saúde, tanto no campo psicológico como no físico. O uso de medicamentos perigosos, dietas restritivas, cirurgias plásticas e lipoaspirações são ações comuns e esperadas. A uma pessoa obesa, muitos recomendariam a cirurgia bariátrica sem nem medir as possíveis consequências.

Para as mulheres, a imposição dos padrões de beleza é muito mais forte. A mídia se alimenta das suas inseguridade e imperfeições, naturais aos seres humanos. Desse modo, vendem-se medicamentos milagrosos para emagrecer, faz-se dietas perigosas, compram-se mil e um cosméticos na esperança de atender a determinado padrão.

Essa busca pode muitas vezes ser doentia, já que o padrão de beleza imposto é inalcançável. A nossa autoestima é ferida diariamente e em todos os lugares pela mídia. Ressaltamos que essa busca é prejudicial à saúde, podendo levar a casos sérios de ansiedade, depressão, e mesmo problemas físicos decorrentes de medicamentos, dietas ou cirurgias.

Aqui no Saúde Online, optamos por trazer somente conteúdos sobre tratamentos naturais, que preservam sua saúde e valorizam sua beleza natural. A leitura dos artigos dessa seção certamente irá ampliar suas definições de beleza!