Como remover os cravos do rosto?

Cravos é o nome que se dá aos pontinhos pretos que podem surgir na pele, principalmente no rosto, e que são bastante comuns em qualquer um a partir da puberdade.

Embora geralmente sejam indolores, alguns casos podem se desenvolver em acne, uma condição bem mais visível e que pode causar incômodo, sensibilidade ou mesmo dor.

tratanentos para cravos

Como se formam os cravos?

Em linguagem técnica, os cravos são causados pelo acúmulo de gordura causado pela transpiração excessiva das glândulas sebáceas dentro do folículo sebáceo, que é onde nascem os pelos. Na prática, isso quer dizer que um cravo nasce quando a gordura natural do corpo, que é produzida para proteger a pele do ressecamento, entope os poros de saída e acaba se acumulando sob a pele.

Existem dois tipos de cravos. Quando o acúmulo de matéria acontece em um poro largo, faz com que esse excesso de gordura tenha um contato maior com o ar e a poluição, causando sua oxidação, fazendo um pontinho preto aparecer na pele – o chamado cravo aberto. Nesses casos, dificilmente o cravo se desenvolverá em acne.

A outra possiblidade é a de o poro entupido na pele ser estreito, o que faz com que o contato da gordura acumulada com o ar seja menor. Isso faz com que apareça o chamado ponto branco, ou cravo fechado. Nesse caso, bactérias podem se desenvolver debaixo da pele, alimentando-se da gordura acumulada, o que pode levar ao desenvolvimento da espinha.

Tratamentos para remover os cravos do rosto

Se você não quer gastar dinheiro com médicos ou produtos farmacêuticos para os casos mais simples, existem formas caseiras bem eficientes de combater os cravos e as espinhas.

Em primeiro lugar, você nunca deve usar as unhas para espremer os cravos no rosto. Essa é a principal causa de lesões na pele, e ainda pode favorecer a formação de espinhas no local onde estava o cravo – uma vez que a unha, além de ferir o rosto, também pode empurrar as bactérias presentes na gordura acumulada ainda mais fundo.

Antes de começar, lave bem o rosto com sabonete, mas sem esfregar para não irritar a pele. Uma sugestão de receita esfoliante caseira é a seguinte: misture uma colher de sobremesa de iogurte natural com meia colher de chá de pó de café e aplique sobre o rosto com leves movimentos circulares.

remover os cravos do rosto

Outro truque para facilitar a remoção dos pontinhos pretos é fazer um tônico caseiro. Basta bater no liquidificador duas colheres de sopa de iogurte natural, algumas folhas de salsa e meio pepino. Aplique a pasta no rosto e deixe por 20 minutos e então remova usando água morna.

Depois desses procedimentos, os cravos estarão bastante amolecidos. Uma vez com as unhas aparadas e o rosto devidamente limpo, envolva os dedos em algodão e comece a apertar os cravos, usando apenas as pontas dos dedos. Se também tiver alguma espinha, remova-a por último e retire todo o pus até sentir que não há mais inchaço. Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de removê-los!

Após a extração, você pode aplicar novamente o tônico caseiro de pepino em toda a face para remover qualquer resíduo dos cravos. Se quiser incrementar o tratamento caseiro, use uma colher de iogurte natural sobre o rosto para acalmar a pele e hidratá-la. Deixe agir por 15 minutos e retire com água. A diferença será visível!

Para manter o rosto sempre livre de cravos, o ideal é manter-se sempre hidratado e limpo. Sempre lave a pele suavemente, use protetor solar, lave o cabelo todos os dias (caso ele seja oleoso) e, no caso dos homens, tome cuidado para não irritar a pele quando estiver fazendo a barba.

Como remover os cravos do rosto?
Rate this post

Leave a Reply