Emagrecer

Por que todo mundo deseja tanto emagrecer?

emagrecer

A maior parte das pessoas hoje busca maneiras de emagrecer que nem sempre fazem bem à sua saúde, embora cumpram com seu objetivo. Emagrecer de forma saudável realmente não é uma tarefa fácil, pois envolve não somente o desejo de perder peso, mas também o desejo de se tornar uma pessoa mais sadia e um conhecimento específico sobre como fazer isso.

Quase sempre será necessário um auxílio externo, que será tão valioso quanto a nossa própria força de vontade. Para emagrecer com saúde, esse auxílio deve vir de profissionais da área: nutricionistas, nutrólogos, treinadores físicos, entre outros. Nesse artigo, você descobrirá como é possível emagrecer de forma saudável, a importância da reeducação alimentar nessa jornada e a influência da sua consciência sobre seu corpo.

Emagrecer: o desejo de todos

Por que todo mundo quer emagrecer? Essa dúvida é pertinente porque suscita o assunto dos motivos ou razões para perder peso. Hoje, não é segredo para ninguém que a maior parte das pessoas quer emagrecer para se encaixar em um determinado tipo físico. Isso é normal, considerando que a obesidade e o sobrepeso atingem cerca de 1900 milhões de pessoas no mundo (dados da Organização Mundial da Saúde).

Se formos nos restringir à população brasileira, os números levantados em conjunto pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) são alarmantes: mais da metade da população brasileira tem sobrepeso e quase 20% da população adulta é obesa.

E a tendência não é a melhora, pois esse número somente cresceu nos últimos anos. Nesse sentido, não é surpresa que as doenças crônicas sejam agora a principal causa de morte entre os adultos. Esse fenômeno pode ser facilmente conectado ao nosso estilo de vida atual. Rotina corrida, pouco tempo para comer, alimentos ultra processados e nada nutritivos, pouco ou nada de atividade física. Soa familiar?

Dieta e saúde: aprendendo a emagrecer de forma saudável

Mas o emagrecimento, para a maioria dessas pessoas, é um assunto e um desejo meramente baseados na estética. Sendo assim, pode-se dizer que as pessoas não desejam emagrecer para se tornarem mais saudáveis. Elas desejam emagrecer porque nossa sociedade exalta um determinado padrão de corpo que é magro. Desse modo, é comum encontrar pessoas procurando modos de como emagrecer rápido, ou modos de perder a barriga, não importando os meios para atingir os fins.

A maior parte das dietas encontradas online podem até provocar o emagrecimento rápido. Mas, uma vez que a dieta termina, todo o peso perdido volta ao corpo, porque a pessoa não aprendeu a se alimentar adequadamente, ela só diminuiu (drasticamente, na maioria das vezes) o consumo de alimentos durante um determinado período de tempo.

Além de não servir para nada, essas dietas podem causar problemas de saúde graves. Emagrecer com saúde significa, portanto, não restringir loucamente os alimentos que você come, mas aprender a comer corretamente, o que inclui saber o que cada alimento oferece e quais as porções adequadas de cada um.

O segredo para emagrecer que você não encontra em lugar nenhum

Em casos de obesidade, é possível que médicos levantem a possibilidade das cirurgias. A lipoaspiração e a bariátrica são as mais comuns para reduzir o peso e a gordura corporal. No entanto, cabe a pergunta: elas são necessárias? É claro que a decisão deve partir da própria pessoa, mas muitas vezes essa decisão fica refém da opinião dos outros.

Se dizem que você não vai conseguir emagrecer sozinho, ou que em determinada idade é quase impossível mudar os hábitos alimentares, você acaba acreditando. Mas não deveria. A reeducação alimentar e a mudança do estilo de vida para incluir hábitos saudáveis é possível em todas as idades.

Dentre esses hábitos, destacamos o consumo de alimentos orgânicos, a atividade física regular e a consciência sobre a alimentação e nutrição do seu corpo. Sabendo o básico sobre o que os alimentos oferecem e os nutrientes que seu corpo precisa, fica bem mais fácil aprender a comer adequadamente, usando métodos saudáveis e naturais para baixar de peso.

Aqui no Saúde Online, você encontrará conteúdos informativos que podem lhe ajudar a emagrecer de forma saudável. Além disso, através dos nossos artigos você também terá informações sobre como atingir um estilo de vida saudável. Para começar as mudanças, o primeiro passo é a se informar!