Musculação

Musculação: Como manter a motivação

musculacao

A atividade física é um dos pilares de sustentação de um estilo de vida mais saudável, ninguém discorda disso. Estudos demonstram que, além de vital para manter a forma e equilibrar os níveis de energia, praticar exercícios físicos regularmente impacta profundamente nossa saúde. Existem diversas opções atualmente para manter o corpo em forma: musculação, atletismo, crossfit, HIIT, esportes, lutas, treino aeróbico, treino e musculação em casa, entre outros.

Mesmo com tantas opções disponíveis, muitas pessoas acham difícil encontrar o tempo e manter a motivação para praticar exercícios físicos de forma regular. Como essa prática é crucial para nutrir um estilo de vida saudável e como o sedentarismo ainda está muito presente entre nós, falaremos aqui sobre a importância da prática de atividade física e algumas dicas para tornar essas atividades um hábito do seu dia a dia, sem perder a motivação.

Os perigos que o sedentarismo esconde

Uma pessoa sedentária não pratica atividade física e esse hábito pode ser extremamente prejudicial à saúde. Inclusive, ele pode levar a algumas enfermidades graves, como o diabetes e a obesidade.

Hoje, o sedentarismo é bastante normal entre nós, e mesmo com a consciência fit que vem tomando conta do Brasil, aqueles que praticam atividades físicas ainda são minoria. Isso acontece muito por ocasião das rotinas de trabalho atuais. Grande parte das atividades diárias nos obrigada a ficar sentados em frente ao computador, movimentando muito pouco o corpo.

Permanecer nesse estado por horas, dias e semanas tende a nos deixar mais suscetíveis ao cansaço e à aversão às atividades físicas, pois elas exigem movimento e esforço que não estamos acostumados. No entanto, é possível encontrar a energia para o exercício através da nutrição adequada do corpo.

Suplementos alimentares são uma alternativa saudável que está em alta ultimamente por conceder um modo prático de manter a taxa de nutrientes do organismo sempre elevada. Você vai encontrar algumas informações sobre eles nessa seção do site.

A importância da musculação e da atividade física

Além de melhorar a energia e o humor, a atividade física comprovadamente reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, ela ajuda a melhorar o sono e a reduzir os sintomas do estresse.

Tornar a atividade física um dos seus momentos de lazer acontece com o tempo. Somente com o tempo o corpo e a mente se acostumam a praticar exercícios e encontram nele um momento de lazer, ou seja, um momento para cuidar de si.

Ter essa consciência é fundamental quando você faz qualquer atividade e não necessariamente só durante a musculação. Assim, seja qual for seu objetivo – emagrecer, ganhar massa muscular, manter a forma, se desestressar – você sempre terá a motivação necessária.

Mantendo a motivação para o treino

Uma das melhores dicas para não perder o ritmo ou a motivação é formar um grupo para praticar atividades juntos. Um grupo de pessoas com os mesmos objetivos motiva todos os participantes a dar o seu melhor e é muito mais divertido do que ir para a academia sozinho. Se você não conhece ninguém com o mesmo interesse, procure aulas em turma para fazer. As opções atualmente são inúmeras.

Além disso, existem diversas dicas de treino, fitness e musculação feminina e masculina disponíveis na internet. Coloque seus objetivos no papel e reflita sobre qual a melhor maneira para torná-los realidade. Nessa seção do Saúde Online, trazemos muitas informações sobre como melhorar seu desempenho e energia através de métodos naturais.

A musculação ajuda a fortalecer o corpo, o que ajuda a fortalecer a mente também. Já os exercícios aeróbicos são ótimos para quem quer emagrecer. Os esportes são ótimas atividades porque podem ser muito divertidas e fortalecer sua motivação através da competição. Seja o que for que você escolher, comece já a praticar atividades físicas regularmente. Seu corpo agradece.